quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Liefmans Fruitesse - Saga finale

Para encerrar a saga belga, uma cerveja para fechar com chave de ouro, a Liefmans Fruitesse, da poderosa cervejaria Duvel (como tantas outras belgas).Trata-se de uma cerveja de altíssima qualidade e de um encanto unânime - ou quase. Não tinha ouvido falar nesta cerveja quando da compra, mas estava a fim de experimentar uma cerveja frutada e ela foi minha escolhida, a despeito de seu preço, 15 reais por 250ml.

Depois, pesquisando, vi que não é uma cerveja muito fácil de se comprar na internet. No Clube do Malte ela está sempre esgotada, enquanto que no Birras só é possível comprar o copo (que, diga-se de passagem, é muito legal). O melhor preço que achei de lojas online foi o da BeerShop, embora lá igualmente a cerveja estivesse em falta.


Ao abrir a garrafa logo se sente o cheiro delicioso das frutas vermelhas, preponderantemente a cereja e a framboesa. É de longe a cerveja mais cheirosa que já tomei, justamente por não ter cheiro de cerveja, mas de perfume. Isso me deixou muito ansioso por experimentá-la.

O primeiro gole é amor à primeira vista. A cerveja é um tesão: cheirosa, doce e gostosa. Sua coloração é de um vermelho que tende para o vinho, bem translúcida. No sabor, não se sente qualquer amargor, sem, contudo, ter aquele adocicado enjoativo, o que faz tanto os homens quanto as mulheres adorarem.

Para a segunda garrafa, fiz um copo com bastante gelo, como vi nas propagandas. Fui meio desconfiado, afinal cerveja e gelo não é uma de regra uma boa combinação, mas a Liefmans ficou ainda melhor. É uma cerveja refrescante, um drink para se apreciar no verão.

Gelo e cerveja pode, sim, ser uma boa combinação.
Apesar de hoje pertencer à Duvel Moortgat, a criação da Liefmans data do século XVII, na cidade de Oudenaarde, na Bélgica, tendo como fundador o mestre cervejeiro Jacubus Liefmans. A Liefmans Fruitesse, no entanto, foi lançada apenas em 1956.

Uma curiosidade é que esta foi a primeira cervejaria a ter uma mulher como mestre cervejeira, Rosa Merckx, cuja assinatura é estampada em todas os rótulos da cervejaria, como forma de homenagem àquela que tanto contribuiu para o crescimento e ainda participa desse minucioso processo. No seu site é possível encontrar toda a história da cervejaria, além de mais informações acerca de seus outros rótulos e de visitações (7,5 euros, duas horas).

Portanto, esta frutada foi uma ótima experiência, apesar de mais carinha. Com certeza está entre as mais memoráveis cervejas que já tomei. Uma dica que dou é guardar a garrafa, pois o maravilhoso cheiro fica ali por bastante tempo; sempre que sentia saudade, abria-a e tragava o aroma. Esta cerveja deve ser consumida em baixas temperaturas e é uma cerveja de verão, o que não significa que não seja uma boa pedida para o frio também.